Troca de Óleo

Compartilhe

A Quick Lube conta com uma equipe especializada em serviços automotivos, pronta para auxiliar os donos de veículos a escolherem o óleo lubrificante mais adequado para seus automóveis. Mais que isso, a Quick Lube esforça-se em educar os consumidores sobre a importância, a função do óleo lubrificante para motores e a necessidade de substituí-lo regularmente.

 

Porque a Troca de Óleo periódica é necessária?


Você sabia que durante o funcionamento de um motor, as peças e engrenagens que o constituem não estão em contato direto? Essas peças são separadas por uma fina camada de óleo. Uma das principais funções do óleo é minimizar o atrito entre os mecanismos do motor e dissipar o calor gerado pelo seu funcionamento, garantindo maior durabilidade e eficiência para os automóveis. O óleo desenvolve também um importante papel na limpeza dos motores. Nesse caso o óleo funciona como uma esponja, que absorve impurezas e resíduos naturalmente gerados pelo motor. Assim como uma esponja, o óleo possui uma capacidade de absorção limite, que quando saturada dá origem a uma borra que com o passar do tempo se deposita no motor. É essa borra de resíduos que prejudica que os automóveis funcionem com suavidade e eficiência.

 

Quando devo realizar a Troca de Óleo e qual óleo devo escolher?


É necessário que você realize a Troca de Óleo antes que a borra comece a se formar. Lembre-se: ela é um dos principais responsáveis por prejudicar o funcionamento do seu veículo. O tempo entre as trocas pode variar dependendo do automóvel que você dirige, onde você dirige e como você dirige. Os fabricantes determinam o período de trocas por meio de inúmeros e rigorosos testes e essas informações podem ser encontradas no manual do seu veículo. Você pode também, convenientemente, visitar uma unidade da Quick Lube para que um de nossos especialistas te auxilie. Simples.

 

Óleo Sintético e Óleo Mineral, qual a diferença?


Os óleos minerais são encontrados na natureza e são extraídos a partir do petróelo cru. Esse óleo mineral recebe alguns aditivos químicos e forma a base do mercado, sendo um óleo quimicamente mais simples. Já os óleos sintéticos são desenvolvidos em laboratório, por meio de complexas reações químicas e recebem alguns aditivos químicamente elaborados. São os melhores óleos do mercado e possuem desempenho excepcional sob todas as temperaturas de funcionamento do motor.

 

15W-50, 5W-40... O que isso quer dizer?

Esses números indicam a viscosidade do óleo sob diferentes temperaturas. Os dois primeiros números traduzem a viscosidade do óleo quando o motor está frio, pela manhã, por exemplo, enquanto os outros dois indicam a viscosidade do óleo sob as altas temperaturas atingidas pelo motor em funcionamento. Já o "W" vem de "inverno", "winter" em inglês. Um bom óleo sempre tenta alcançar um equilíbrio de viscosidade, quaisquer que sejam as condições sob as quais o motor se encontra.